Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

EB1 do Pinheiral

Este espaço vai servir para publicar alguns trabalhos feitos pelos alunos e divulgar atividades realizadas na EB1 do Pinheiral - Caldas das Taipas.

EB1 do Pinheiral

Este espaço vai servir para publicar alguns trabalhos feitos pelos alunos e divulgar atividades realizadas na EB1 do Pinheiral - Caldas das Taipas.

20 Jan, 2015

As fases da Lua

lua.jpg


A maioria dos alunos da turma do 4º C, efetuou um trabalho de pesquisa sobre a Lua e as suas fases. Apresentaram as pesquisas à turma, e depois de fazermos a planificação do texto, elaboramos um texto informativo coletivo, com as informações recolhidas. A Edna passou-o no computador.

Caldas das Taipas, 20 de Janeiro de 2015 Edna Maria Silva Leitão   A Lua e as suas fases   A Lua é um planeta satélite da Terra, pois gira à sua volta. Conforme a Lua se desloca em torno da Terra durante o mês, ela apresenta quatro aspetos diferentes, que são as fases da Lua. Estas ocorrem porque ela não possui luz própria. É um astro iluminado pelo Sol. A claridade que vemos nela é resultado da reflexão da luz solar, a que chamamos luar. Por esse motivo, às vezes podemos vê-la toda ou a maior parte dela, captando a luz do Sol, mas, outras vezes, só podemos ver pouco ou nada. De acordo com a luminosidade que reflete, a lua pode ser classificada em: cheia, minguante, nova ou crescente. A Lua cheia parece perfeitamente redonda, pois podemos ver um lado inteiro dela iluminado pela luz solar. É considerada a fase mais bela. O quarto minguante aparece quando só metade da Lua é visível, cerca de uma semana após a Lua cheia. Durante a Lua nova, o nosso satélite natural encontra-se com a sua face não iluminada totalmente voltada para a Terra, de forma que se torna impossível a sua observação. Se se encontrar na fase de quarto crescente, a parte iluminada virada para a Terra está a aumentar. O ciclo completo, denominado lunação, demora sensivelmente 28 dias. Cada fase da Lua dura aproximadamente uma semana. Diz-se que a Lua é “mentirosa” porque parece ter a forma de um D quando está a crescer e a forma de um C quando está a diminuir. O seu diâmetro é de cerca de 3476 km e a sua distância média à Terra é de 384400 km. Neil Armstrong foi o primeiro astronauta a pisar a superfície lunar em 20 de Julho de 1969 e o segundo foi Buzz Aldrin. Muitos calendários foram criados tendo como base o ciclo lunar. Atualmente ainda existem pessoas que creem que as fases da Lua influenciam certos hábitos: cortar o cabelo, pescar, sementeiras e a gravidez.       Texto informativo elaborado coletivamente Passado por Edna



Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.