Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

EB1 do Pinheiral

Este espaço vai servir para publicar alguns trabalhos feitos pelos alunos e divulgar atividades realizadas na EB1 do Pinheiral - Caldas das Taipas.

EB1 do Pinheiral

Este espaço vai servir para publicar alguns trabalhos feitos pelos alunos e divulgar atividades realizadas na EB1 do Pinheiral - Caldas das Taipas.

Alguns alunos da turma do 4º C  realizaram pesquisas sobre as variações das estações do ano em diferentes locais do mundo. Apresentaram os trabalhos à turma, seguidamente selecionamos e organizamos as informações e elaboramos um texto informativo coletivamente. Todos adquirimos mais conhecimentos.  

quatro_estacoes.jpg

 

Alterações das estações do ano  

 

As estações do ano têm ligação direta com a incidência solar na superfície terrestre. É possível ter estações diferentes, na mesma época do ano, em regiões diferentes. Como a Terra é redonda, os raios de sol não a conseguem iluminar por completo de uma só vez. A Terra é dividida por dois hemisférios: hemisfério norte e sul, e por uma linha imaginária chamada linha do Equador, além disso, a Terra gira em torno do Sol de forma inclinada e não reta. As estações, durante o ano variam nestes dois hemisférios, assim sendo variam de país para país, dependendo do hemisfério onde estes países se encontrarem. A quantidade de luz incidente nos hemisférios norte e sul variam ao longo do ano, o que faz com que quando é verão no hemisfério norte, seja inverno no hemisfério sul. É fundamental lembrar que alguns países pertencem aos dois hemisférios, mas isso não quer dizer que o clima será o mesmo dos outros países que pertencem a um deles. Um bom exemplo é o Brasil, que possui uma pequena parte no hemisfério Norte, locais onde em dezembro é inverno , porém nesse mesmo período, no Brasil é verão . Outra causa das alterações das estações do ano é o movimento de translação da Terra. De modo geral, portanto conclui-se que os fatores determinantes das estações do ano são, o movimento de translação e a inclinação do eixo da Terra. Se o globo não estivesse inclinado em relação ao Sol, não haveria estações. É assim que se organiza o nosso planeta.                   

 

TEXTO COLETIVO PASSADO POR ARIANA DIAS 4ºC



Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.