Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

EB1 do Pinheiral

Este espaço vai servir para publicar alguns trabalhos feitos pelos alunos e divulgar atividades realizadas na EB1 do Pinheiral - Caldas das Taipas.

EB1 do Pinheiral

Este espaço vai servir para publicar alguns trabalhos feitos pelos alunos e divulgar atividades realizadas na EB1 do Pinheiral - Caldas das Taipas.

Vento e o Sol são úteis e prejudiciais

O vento é o ar em movimento, é fundamental e útil na dinâmica da Terra, pois este causa erosão que modela o relevo e gera novas rochas. Este também transporta humidade e nuvens de uns lugares para os outros. O vento é muito importante para a dispersão de sementes e para a polinização das plantas e depois para a sua reprodução. Este também ajuda no voo de certas aves e na renovação do ar que respiramos. Mas, tal como o Sol, através do vento também podemos obter energia elétrica e eólica que faz mover aerogeradores, moinhos e barcos. Mas, o vento pode ser também prejudicial, propagando incêndios, gerando ciclones, tempestades de areia e revoltando o mar. O vento pode assim causar destruição de casas, estradas, carros, pontes, plantas e morte de pessoas e animais. O Sol é uma estrela que também é fundamental para todos os seres vivos, pois é uma fonte de calor e luz, sem a qual não seria possível a vida na Terra. É graças à sua energia que as plantas fazem a fotossíntese, um processo que garante a vida de todos os animais. O Sol também é útil para produção de vitamina D responsável pela fixação de cálcio nos ossos e para a produção de energia térmica e elétrica. Esta estrela também é importante pois é responsável pelo ciclo da água, pelo movimento dos oceanos e pela formação dos ventos. No entanto, o Sol também pode ser prejudicial, causando queimaduras solares, incêndios e seca de plantas e fontes.

Margarida Coelho Coimbra do Amaral