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EB1 do Pinheiral

Este espaço vai servir para publicar alguns trabalhos feitos pelos alunos e divulgar atividades realizadas na EB1 do Pinheiral - Caldas das Taipas.

EB1 do Pinheiral

Este espaço vai servir para publicar alguns trabalhos feitos pelos alunos e divulgar atividades realizadas na EB1 do Pinheiral - Caldas das Taipas.

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O trabalho elaborado pelos alunos do 4º L tem como ojetivo a importância da fruta na alimentação, daí a pesquisa sobre os benefícios e como esta é importante numa alimentação saudável e equilibrada.

A fruta é uma peça fundamental numa alimentação saudável que deve ser consumida diariamente. Estes alimentos fornecem vitaminas, minerais (potássio, zinco, cálcio, magnésio, etc.), diferentes fibras alimentares, compostos protetores que ajudam a regular o organismo. Os antioxidantes (vitaminas A, C e E) são nutrientes essenciais na proteção das células, já que combatem a ação dos radicais livres. Em conjunto, estes nutrientes têm propriedades protetoras que fazem da fruta um alimento vital.

Porém, os portugueses apresentam uma dieta alimentar desequilibrada com uma alimentação deficiente em frutos, produtos hortícolas e leguminosas secas. Os números indicam que os portugueses consomem pouco mais de uma peça de fruta por dia. A consequência faz-se sentir com o aumento da obesidade entre as crianças e os jovens e o desenvolvimento das doenças cardiovasculares junto da população adulta. Ter uma alimentação saudável, onde as frutas estejam presentes, é de extrema importância para que o organismo seja capaz de defender-se de doenças e viroses. A ingestão de vitaminas e de outros nutrientes faz com que o organismo esteja protegido por uma espécie de escudo protetor. Assim, o melhor caminho é ter em atenção que a sua saúde começa pela boca, ou seja, a alimentação é a melhor forma de prevenir preocupações futuras.

A vitamina C é rainha das vitaminas, capaz de fortalecer o sistema imunológico. Por isso mesmo é sempre aconselhável incluí-la na alimentação. Pode ser encontrada na laranja, morango, kiwi, limão e outros. A vitamina E também tem um papel relacionado com a defesa do organismo e pode ser encontrada no abacate. A vitamina A é responsável por proteger o organismo das infeções, ao formar uma espécie de barreira contra os vírus. A vitamina A é de grande importância para a pele e olhos e ajuda a manter a saúde dos cabelos. Encontra-se nas frutas amareladas e vegetais verde-escuros: laranja, manga, abacaxi e outras. O complexo B é considerado o grande amigo dos anticorpos que protegem o corpo da invasão de agressores. Encontra-se na laranja e no morango. O magnésio é um mineral que ajuda no funcionamento e desenvolvimento das células imunológicas. São muitas as pessoas que não consomem quantidade suficiente desse mineral que pode ser encontrado na banana e nos frutos secos.

Propriedades das frutas

Cada fruta é uma fonte de nutrientes que não deve ser esquecida. Conheça as principais propriedades medicinais de algumas frutas.

A banana, por ser rica em potássio, ajuda no controle da tensão arterial. As bananas maduras controlam a diarreia, ajudam no sono e melhoram o humor.

O figo é laxante, sendo ainda indicado para pessoas com problemas dos brônquios, gripes e constipações. A laranja ajuda na resistência às infeções, dá mais vitalidade às gengivas e ajuda o organismo a absorver o ferro de outros alimentos, para além de combater o stress. O limão ajuda no combate à fadiga, gripe, dor de cabeça, alergias e stress. A manga ajuda a purificar o sangue e no combate à bronquite, pelo seu efeito expetorante.

A maçã tem alta concentração de fibras e vitaminas B, C e E. A maçã ajuda no combate ao colesterol, à diabetes e reduz o risco de AVC. Também pode matar os germes e causadores da cárie dentária. Pode evitar o envelhecimento e o câncer. A maçã possui vitamina B1, B2 e B3 que ajuda a evitar problemas de pele, queda de cabelo e ainda regula o organismo. A pera contribui para a boa formação dos ossos e possui propriedades nutricionais de extrema importância para o nosso organismo, além de ajudar a tratar e prevenir doenças. Ela é rica em fibras, que auxiliam na digestão e evitam prisão de ventre. Possui vitamina A que auxilia na manutenção da boa visão e vitamina C, que é antioxidante. Dos minerais possui potássio que dá energia e atua na contração muscular, fósforo, fortalecendo os neurônios e batimentos cardíacos, ferro, que ajuda na formação da hemoglobina combatendo a anemia, cálcio, que ajuda na formação de dentes e ossos e na prevenção de hipertensão, magnésio, também atuando na hipertensão, e enxofre que aumenta a resistência contra bactérias e evita o ressecamento da pele graças a elastina. O consumo da pera ou seu suco ajudam a emagrecer mais rápido e a perder barriga, isso porque contém muitas fibras que ajudam na sensação de saciedade, além de conter um açúcar chamado levulose, que é mais doce que os outros e ajuda a reduzir a vontade de comer doces.

A melancia é recomendada a quem tenha problemas relacionados com a tensão alta e reumatismo. Ajuda a limpar o estômago e intestino e ainda no tratamento da obesidade.

A laranja é sumarenta, doce e famosa pela sua concentração de vitamina C. Para além do reforço para a nutrição do organismo que a vitamina C da laranja traz, este fruto é também muito rico em fibras.

Alunos do 4º L



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