introdução
Introdução |
A resolução de problemas tem vindo a ser reconhecida como uma actividade relevante no currículo da Matemática escolar desde a publicação de An agenda for action (NCTM, 1980) até aos dias de hoje.
De um modo geral, os professores estão atentos à importância deste processo matemático na aprendizagem, não só porque os documentos curriculares nacionais e internacionais apontam nesse sentido (ME, 2001; NCTM, 2000; Ponte et al., 2007), mas também porque os resultados dos estudos internacionais (TIMSS, 1996; PISA, 2003) não são nada animadores no que diz respeito ao desempenho dos alunos na resolução de problemas.
Há várias definições de problema. Adoptando a proposta pelo ME (2001), “os problemas são situações não rotineiras que constituem desafios para os alunos e em que, frequentemente, podem ser utilizadas várias estratégias e métodos de resolução”.
A resolução de problemas:
- proporciona o recurso a diferentes representações e incentiva a comunicação;
- fomenta o raciocínio e a justificação;
- permite estabelecer conexões entre vários temas matemáticos e entre a Matemática e outras áreas curriculares;
- apresenta a Matemática como uma disciplina útil na vida quotidiana.