Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

EB1 do Pinheiral

Este espaço vai servir para publicar alguns trabalhos feitos pelos alunos e divulgar atividades realizadas na EB1 do Pinheiral - Caldas das Taipas.

EB1 do Pinheiral

Este espaço vai servir para publicar alguns trabalhos feitos pelos alunos e divulgar atividades realizadas na EB1 do Pinheiral - Caldas das Taipas.

01 Dez, 2010

A história

 

A história

Antigos alunos

 

 

     A escola primária das Taipas funcionou no antigo edifício da escola do Pinheiral, que fica na rua com o mesmo nome, e no antigo edifício do Turismo durante muitas décadas. A localização próxima do último pinheiral que existiu nas Taipas, justifica o nome da escola. Após a mudança para as novas instalações, o antigo edifício da Escola Primária do Pinheiral ficou algum tempo abandonado, tendo sido, posteriormente, restaurado para aí funcionar o Jardim de Infância do Assento.

 

     (Fotografia de 1918, cedida pelo senhor José Luís Pires Costa e Silva)

 

O actual edifício da EB1 do Pinheiral localiza-se na Rua Bento Ribeiro Salgado. Desde a sua construção até ao fim do ano 2010, não sofreu alterações na sua estrutura principal. Em Janeiro de 2011, iniciar-se-á uma grande intervenção, passando pela melhoria das estruturas existentes e pela construção de novos espaços.

 

 

     Durante o período em que o edifício vai estar em obras, de Janeiro a Dezembro de 2011, previsivelmente, a nossa escola funcionará na Escola Secundária das Taipas. Esta entrou em funcionamento em 1 de Outubro de 1987. Duas décadas depois a escola foi totalmente reformulada, ficando concluídas as obras no final de 2010. A escola tem novos edifícios, alguns em substituição de outros que já existiam mas com outra dimensão e com outras áreas funcionais. Houve uma requalificação completa dos edifícios que se mantiveram, caso dos pavilhões de aulas. Um destes quatro pavilhões vai acolher a EB1 do Pinheiral a partir de 3 de Janeiro de 2011. Estes pavilhões, que todos conhecem, foram completamente requalificados em termos de interior e também no seu aspecto exterior. Na imagem podemos ver o nosso pavilhão com a inscrição a vermelho "EB1 do Pinheiral".

 

 

 

As obras de reconversão da Escola do Pinheiral num novo Centro Escolar iniciaram-se em Janeiro de 2011. A empreitada vai ter um custo total a rondar 1,7 milhões de euros e terá um prazo de execução de 300 dias. Com esta intervenção, parte do edifício existente será intervencionado e reconvertido, ao mesmo tempo que serão construídos novos módulos de raiz.

A EB1 do Pinheiral terá 12 salas de aula, um ginásio com balneários, biblioteca/TIC, refeitório, cozinha, instalações sanitárias e espaços administrativos. Todas estas áreas serão devidamente adaptadas e dimensionadas tendo em conta a população a que se destinam. Os espaços exteriores também serão alvo de intervenção. Vão reabilitar-se os existentes e será criado um novo campo de jogos, recreio de ar livre e recreio coberto. Todas as ligações exteriores entre os diferentes corpos da escola, serão realizadas por percursos cobertos.

 

 



14 comentários

Comentar post